segunda-feira, setembro 18, 2006

O verdadeiro significado da palavra "trem".



Interessante que o assunto mineirês veio a tona logo no dia que alguns transtornos foram causados pelo desconhecimento do mineirês por parte de alguns jornalistas que escreveram a seguinte manchete:

"Trens batem de frente em Minas".

Os mineiros obviamente não deram a devida importância, já que pra nós isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderiam ser dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar...
Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio e vejam o que diz:
Trem: sm. 1. Objetos que formam a bagagem dum viajante. 2. Mobiliário duma casa. 3. Bras. Comboio ferroviário. 4. Bateria de cozinha. 5. Bras.Pop. Treco. 6. Diz de pessoa ou coisa ruim, imprestável.
(Bras. : é a abreviatura de Brasileirismo)

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 3º, e ainda é considerado um brasileirismo. Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia que esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem, justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nesta época o Brasil possuia uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante, assim era natural que as pessoas fizessem esta associação.

Moral da estória: O mineiro é antes de tudo um erudito. Além de erudito,ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudiem da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho que isto faz parte do espirito cristão do mineiro, ele escuta as gozações e pensa:
"Que trem, sô... mas que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem".

(autor desconhecido)

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito legal!! Trem bão é c minero memo, uai!!!

Unknown disse...

parabéns ..gostei muito,e realmente prosear é bom demais!
ana paula!

Unknown disse...

parabéns ..gostei muito,e realmente prosear é bom demais!
ana paula!

Anónimo disse...

Huahuahu Mto Bom xD ^^

Anónimo disse...

Muito interessante e oportuno o artigo. Parabéns à autora e aos mineiros por sua peculiaridade.
Nicole, Belo Horizonte.

Jayson disse...

Bonita história, porém a origem do nome é a derivaçao da palavra inglesa Train.

DriRejane disse...

Olá Cris,
Adorei seu blog. Coisa boa mesmo é prosear. E muito legal saber que trem de mineiro é um trem muito certo e preciso. Oh trem danado é essa nossa língua portuguesa. Uai.

Marcos Romao disse...

Êta trem bao!